Os sistemas de Portaria Remota (alguns chamam de Portaria Virtual) estão mudando a face da operação dos condomínios, reduzindo significativamente custos e aumentando a segurança.
Tudo perfeito, então? Nem tanto... Enquanto a portaria convencional está para um samba, onde um imprevisto pode ser resolvido com improviso, a portaria remota é uma sinfonia, em que uma nota fora do lugar pode comprometer todo o resultado. Sendo mais claro: alguns problemas podem proporcionar uma situação crítica em que ninguém entra nem sai ou que qualquer um entra ou sai.
Continuidade dos serviços
As portarias remotas exigem duas ações de continuidade: reduzir as chances de falha e criar um rol de atividades de mitigação de impacto, caso a falha ocorra.
Para redução de falhas, o primeiro passo é um bom projeto, executado com bons materiais e equipamentos e, principalmente, muito cuidado na execução da obra. Conexões mal vedadas, cabos submetidos a dobras e tração excessiva e mal crimpados, equipamentos expostos e desorganização do CPD são algumas das causas mais frequentes de falhas. Atrelado a isso, é fundamental uma boa manutenção preventiva, que identifique as causas raiz e proponha soluções definitivas.
Contudo, mesmo a melhor instalação e a manutenção mais cuidadosa são incapazes de impedir paradas. É importante contar com um esquema que permita a operação de emergência até que o reparo seja realizado. Para isso, deve-se contar com funcionários do próprio condomínio ou com a contratação avulsa de um profissional de controle de acesso. A solução técnica deve ser a mais rápida possível, pois a operação de emergência é inconveniente e cara.
Contrato de manutenção
É fundamental ter um contrato de manutenção, que tenha, no mínimo, contemple:
- Um SLA (service level agreement), que indica as condições e prazos de atendimento.
- A distinção entre tipos de atendimento, em função da urgência. Por exemplo: crítico (quando se perde o controle de acesso pela central), urgente (quando se perde eficiência no controle) e normal.
- Atendimento 24x7.
- Manutenções preventivas periódicas.
É importante destacar o papel de, pelo menos, uma manutenção preventiva mensal. Além de manterem os serviços em melhores condições, com o mínimo de paradas (mais satisfação para o cliente e menos custos), a presença periódica, programada, de técnicos tangibiliza o serviço e melhora a percepção de qualidade do cliente final.
O contrato de manutenção deve alinhar os interesses de todas as partes: da fornecedora da portaria, do condomínio e da prestadora. Por isso, somos favoráveis a um valor fixo mensal, pois incentiva o técnico a prestar boas manutenções, que reduzam as ocorrências.
Equipes focadas
A Tranpo acredita tanto nesse mercado que organizou equipes técnicas específicas para esse atendimento. Além disso, estabeleceu padrões de procedimento, qualidade e custos, que permitem aos fornecedores de portaria remota a alavancarem seus negócios.
A portaria remota já é uma realidade, mas o seu bom funcionamento depende da qualidade da instalação e manutenção. E as empresas que buscam um diferencial competitivo precisam estar atentas a isso.
Se sua empresa quer contar com esse benefício, saiba mais entrando em contato com comercial@tranpo.com.br.
Se você é prestador de serviços e quer atender a portarias remotas, entre em contato com parceiros@tranpo.com.br.