• Edson P. Pacheco

Depois de ver esse vídeo, você não vai arriscar sua cabeça.


Ainda tem cabeças duras (com miolos moles) que se arriscam sem capacetes em obras. Neste vídeo, você vai ver o que acontece com ela caso objetos comuns caiam sobre ela.

Este vídeo foi feito pela Black & Veatch é uma empresa americana de construção, engenharia, consultoria, telecomunicação e gestão de recursos hídricos. Na Semana de Segurança de 2016, seu time de decidiu evidenciar o impacto de objetos e a necessidade da utilização do capacete pelos profissionais ou quaisquer transeuntes em obras.

Utilizando diferentes objetos em queda de uma altura de 10 metros, a equipe ESH&S utilizou como ‘vítima’, uma melancia. Os objetos utilizados foram: um parafuso estrutural (cerca de 500gr), uma marreta (com cerca de 2kg) e uma chave de grifo (com 2,7kg). Lançados sobre melancias com e sem capacete.

O vídeo demonstra o impacto destes objetos ao caírem desta altura. A utilização do capacete é fundamental na proteção, evitando a penetração do objeto no crânio. Mas podemos perceber, que independente desta proteção, objetos maiores e mais pesados como a marreta e a chave de grifo, causam um dano, irreparável, possivelmente fatal ao ser humano. Frente a isso, a equipe de Segurança, lembra que existem outros recursos para evitarmos acidentes deste tipo, como cordas de proteção nas ferramentas, presas com mosquetões às estruturas ou ao próprio profissional.

Quero lembrar a você, profissional, parceiro ou cliente, o quanto é importante para a sua segurança e demais colegas, a utilização correta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a total atenção às orientações de bombeiros e demais profissionais em Segurança do Trabalho. Previna-se agora, para não se arrepender depois!


117 visualizações

© 2016 Tranpo Tecnologia